MEDICINA DA DOR

Dor Crônica

A dor é um sintoma desconfortável que leva sofrimento físico e mental ao indivíduo, envolvendo diversos mecanismos fisiológicos de complexa compreensão, sendo um sinal indicativo de algum problema presente no organismo. De acordo com um estudo de revisão de literatura médica publicado em 2022 pela Universidade Tiradentes, em 10 estudos, com uma amostra de 4.611 pacientes, 3.579 (77,62%) relataram melhora do nível de dor após iniciar uso de cannabis medicinal. Outros benefícios desse tratamento foram a melhora do sono, redução do consumo de opioides e melhora da qualidade de vida. Para dores crônicas refratárias ou de baixa resposta ao tratamento convencional, o uso da Cannabis é uma boa opção, visto que é capaz de aliviar a dor, assim como seus sintomas associados, o que traz melhora na qualidade de vida do paciente e também reduz o uso de opioides.

Fibromialgia

A fibromialgia é uma patologia reumatológica não articular, crônica, com quadro álgico musculoesquelético, caracterizado por uma hipersensibilidade em centros aferentes, com consequente dor, principalmente em esqueleto axial. Além disso, caracterizando uma síndrome, os pacientes também podem apresentar sintomas ansiosos, insônia, depressão e fadiga. Um estudo da Universidade Federal de Santa Catarina confirmou com um estudo clínico que extratos de cannabis contendo majoritariamente THC reduzem a dor e melhoram substancialmente a qualidade de vida de pacientes com fibromialgia.

Dor Neuropática

A dor neuropática é definida como uma dor causada pela lesão ou doença do sistema nervoso somatosensitivo. A lesão inicial no sistema nervoso central ou periférico que leva à dor neuropática pode ser causada por vários insultos, incluindo trauma (hérnia de disco, compressão por tumor), exposição a toxinas (quimioterapia, álcool), infecção (HIV, herpes zoster), anormalidades metabólicas (diabetes, deficiências de vitaminas) e ativação anormal do sistema imunológico (esclerose múltipla).  A cannabis medicinal tem sido utilizada por médicos como um complemento às terapias convencionais, ou até mesmo como fonte principal de tratamento de pacientes com dor neuropática. Estudos apontam que a eficácia na utilização do CBD e do THC são consideráveis, reduzindo os escores de dor, proporcionando melhorias na qualidade de vida dos pacientes. Pesquisa desenvolvida por cientistas do campus de Ribeirão Preto da USP em animais de laboratório mostra a ação positiva do canabidiol (CBD) – substância extraída da planta Cannabis sativa – na redução da dor crônica e comorbidades associadas, como ansiedade.