NEUROLOGIA ADULTO

Epilepsia

A epilepsia é uma doença caracterizada como uma condição neurológica que afeta o cérebro e o sistema nervoso. O nosso cérebro é composto por milhões de células nervosas que usam sinais elétricos para controlar as funções, sentidos e pensamentos do corpo. A interrupção desses sinais caracteriza o ataque epilético, uma alteração temporária e, na maioria das vezes, reversível do funcionamento cerebral. Atualmente há evidências científicas robustas de estudos clínicos que compravam que o canabidiol (substância extraída da planta cannabis sativa) é eficaz no tratamento de epilepsias de díficil controle, controlando ou diminuindo o número de crises epiléticas.

Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença inflamatória crônica, provavelmente de causa autoimune, na qual o próprio organismo agride a bainha de mielina, uma camada de gordura que envolve os neurônios. Com o desenvolvimento da doença, o sistema nervoso pode ficar cada vez mais comprometido. Ainda não existe um medicamento que traga a cura para a esclerose multipla. Entretanto o canabidiol (CBD) melhora a qualidade de vida para os pacientes acometidos com esclerose múltipla, controlando as dores neuropáticas, fibromialgia, melhora a qualidade do sono, mobilidade e sensação de bem-estar.

Espasticidade

A espasticidade é um distúrbio motor caracterizado pelo aumento do tônus muscular, que ocorre em lesões congênitas ou adquiridas do sistema nervoso central e que, geralmente está presente em pacientes com doenças como paralisia cerebral, contratura muscular, esclerose múltipla e AVC (derrame cerebral). A combinação canabidiol e THC (tetrahidrocanabinol), ambas substâncias extraídas da planta canabis sativa, promovem o relaxamento muscular, induzido principalmente pelo THC, proporcionando melhora expressiva na dor, mobilidade, sono, apetite e traz qualidade de vida para o paciente.

Doença de Parkinson

A doença de Parkinson é uma doença neurológica crônica e lentamente progressiva, associada à perda de células cerebrais produtoras de um neurotransmissor chamado dopamina. A deficiencia de dopamina causa tremores, rigidez muscular, descoordenação motora, entre outros sintomas. Ainda não existe uma cura definitiva para esta doença, mas há uma diversidade de tratamentos que controlam os sintomas e/ou retardam seu progresso. O canabidiol pode ser um medicamento adjuvante (complementar) no tratamento da doença de Parkinson, com atividade neuro protetora, redução de ansiedade e tremores, melhora na qualidade do sono e diminução significativa dos sintomas psicóticos.

Enxaqueca

A enxaqueca, é uma forte cefaleia (dor de cabeça) potencialmente incapacitante que pode causar dor significativa, assim como sensibilidade à luz e ao cheiro. Os ataques às vezes aumentam de frequência com o tempo e a enxaqueca crônica é definida como 15 ou mais dias de dor de cabeça por mês. O uso da cannabis tem sido amplamente estudado como opção de tratamento de doenças crônicas. Já há evidências da atuação da substância na redução de dores de cabeça, porém um novo momento na ciência mundial surge um estudo mais contundente sobre os efeitos do THC (tetrahidrocanabinol) e do CBD (canabidiol) sobre a enxaqueca. Um estudo clínico realizado pela Universidade de Colorado nos Estados Unidos com 121 pacientes concluiu que a frequência da enxaqueca diminuiu de 10,4 para 4,6 episódios de dores de cabeça por mês com o uso da cannabis medicinal.